segunda-feira, 2 de março de 2015

Comportamento e consumo com etanol

Pela primeira vez abasteci o UP! com Álcool (etanol) e verifiquei que, realmente o desempenho melhora um pouco, o consumo por sua vez, como em todo veículo flex aumenta.
Percebi que, se a diferença de preço do álcool para a gasolina for de até 73% compensa colocar o combustível vegetal, se for mais que isso é melhor usar a gasolina mesmo. E é o que vou fazer, vou esperar o tanque chegar na reserva e voltar a rodar na gasolina. Isso por que, aqui na "minha" região a proporção está superiora 75%. O preço mais em conta que se encontra atualmente é; gasolina R$3,05 e o etanol R$2,29 em posto de confiança.
Consumo médio no etanol:
Cidade c/ar 8km/l
Cidade s/ar 9,3km/l
Rodovia c/ar 14,5km/l
rodovia s/ar 16,1km/l
Estes valores foram conseguidos dirigindo de forma econômica.

Cheguei a fazer valores superiores a 18km/l na rodovia.

Uma curiosidade para quem conhece a Serra das Russas em Gravatá-PE, na BR232. Subindo esta Serra numa velocidade entre 110 e 120km/h sem utilizar o ar condicionado e com duas pessoas a bordo o carro fez uma média de 9,8km/l no álcool.

Esta foi a média total - entre 1.700 e 2.000 km - no álcool, 45% do tempo com o ar ligado.
Perceba que o cb está na memória 2, dirigi pouco na cidade, como sempre.

5 comentários:

  1. Achei pouco com etanol na cidade, só 9,3km/l? Pensei que após um tempo esse consumo melhorasse para uns 13km/l.. por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Xico o consumo na cidade está aquém do esperado, porém acredito ser devido ao fato, dos meus deslocamentos na cidade serem curtos, 2, 3km geralmente, ou seja, quando o motor atinge a temperatura ideal já estou chegando ao meu destino.

      Excluir
    2. Muito interessante esse diário, Vilmário!
      Peguei meu Move Up! sexta passada e a cada dia me apaixono mais por esse tamagotchi!
      Moro em Brasília e o consumo aqui é melhor do que em outras cidades. Ainda estou no primeiro tanque e nunca fiz menos de 16km/l com gasolina.
      Vou pegar a estrada para Goiânia qualquer dia e minha meta é fazer mais de 25km/l (pista dupla e sem passar de 110km/h). Será que consigo? hahaha!
      Continua com os posts ai!
      Abraço.

      Excluir
    3. Olá Daniel, minhas melhores médias foram; gas: 22,3 e no al: 18,4 - porém em trecho melhor.
      Dependendo das condições das rodovias acho que você irá superar essas marcas, mas 25km/l o carro deve está mais rodado.
      O UP! lhe trará muitas alegrias, abraço.

      Excluir