quarta-feira, 1 de abril de 2015

Motor do UP!

Bom o motor do UP! é fantástico, muito elástico e potente, passa a impressão que é um carro de cilindrada maior, tipo: 1.3 ou 1.4, mesmo quando ele está totalmente carregado, ainda assim tem um desempenho razoável.
Já vi pessoas "falando" na internet que ele anda como um 1.6 será? Acho que só se for aqueles 1.6 das décadas de 80/90 pois dos carros 1.6 que já dirigi de 2002 até hoje, acho que são superiores, principalmente por oferecerem torque superior, o que numa retomada faz "toda" diferença.
Bom, entre os carros 1.0 que já dirigi, o UP! é superior a todos, principalmente se levar em consideração a força x consumo, e isso é perceptível tanto em cidade, como na rodovia.
O bom motor aliado a excelente caixa de câmbio, torna a vida a bordo do motorista muito mais confortável.
O câmbio não é curto de mais, tão pouco muito longo, é na medida certa para um bom desempenho e consumo, isso comparável aos outros 1.0 do mercado.
A direção é "direta" muito boa para manobras, principalmente por sua assistência elétrica.

Obs: A VW está para lançar o UP! Tsi, com motor turbo e mais de 100 cavalos, deve ser um "foguete".

4 comentários:

  1. Cara, o up! 1.0 tem sim performance de carros entre 1.4 e 1.6, mas 8V, veja:

    O up! fez com gasolina de 0 a 100 Km/h em 14,2 segundos na 4 Rodas.

    Portanto, foi mais rápido que os seguintes carros:

    Punto 1.4, que faz em 14,8 s
    http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_252080.shtml

    Punto 1.4 com alcool, que faz em 14,9 segundos, http://quatrorodas.abril.com.br/carros/duracao/fiat-punto-596625.shtml

    Citroen C3 1.4, que faz de 0 a 100 em 15,7segundos

    Hyundai i30 1.6, que fez de 0 a 100 Km/h em 14,9s

    Fiat Siena Attractive 1.4, 0 a 100 em 14,4s

    Ou seja, está provado, com testes da 4 Rodas, que o up! é mais rápido que muitos carros com motor entre 1.4 e 1.6.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Descobri ele somente hoje, mas vou passar a acompanhar, pois observo que você expõe suas impressões com bastante imparcialidade e sem fanatismo.
    O up! é um excelente carro, gosto muito dele antes mesmo de ser lançado aqui. Tenho várias fotos de quando ele ainda era um veículo de teste da Vw, todo camuflado e com placa verde. Conheço muitas pessoas que estiveram envolvidas com sua produção por aqui.Trafego diariamente na região próximo a Taubaté, onde é produzido, e sempre ficava observando os motoristas que o testavam na estrada de Campos do Jordão. Dos 1.0l, com certeza é o melhor conjunto.
    Quanto ao fato de não andar como 1.6, concordo plenamente. Ele é muito esperto para um 1.0, anda junto e talvez até mais que alguns modelos que possuem motores 1.4 que entregam por volta de 80cv, como a maioria dos Fiat e Citroen, mas não anda junto de modelos (de baixa massa) 1.6 como HB20, Fiesta, Gol, Polo ou Ka 1.5 16v. Mesmo o Chevrolet Onix com seu arcaico motor 1.4 de 106cv anda mais que o up!, principalmente em subidas de serra. Digo isso pois conheço muito bem todos os modelos citados e possuo experiência suficiente para afirmar. Não posso dizer nada em relação a veículos como Focus 1.6 e i30 1.6, creio que sejam um pouco mais pesados e não os conheço o suficiente para compará-los.
    No entanto isso não é um demérito. O up! é um excelente carro, muito eficiente. A Vw está de parabéns por oferecer um modelo desse nível no nosso mercado e creio que com a chegada do up! tsi o modelo andará mais que a maioria dos 1.6 nacionais.
    Continue com a imparcialidade nas publicações!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bruno, aqui é justamente um espaço para isso, trocarmos informações (sem fanatismo) e assim, ajudarmos uns aos outros, abs.

      Excluir